segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Instrução Virtual - Educação no Trânsito

Infelizmente a maior causa de mortes entre jovens do sexo masculino é o acidente de trânsito. As principais vítimas têm entre 16 e 24 anos. Ou seja, a nossa faixa etária é dizimada por uma cultura ultrapassada, que nos é vendida de geração a geração, onde quem bebe e dirige é o bonzão, o cara.

Nós, DeMolays, temos o dever de difundir a ideia de que bebida e direção não combinam. Estima-se que todos os anos cerca de 55 mil brasileiros perdem a vida em acidentes. Esta é uma estatística errada, pois só entra nela quem morre no asfalto. Aquele que venha a falecer a caminho do hospital, dois dias depois, três meses... Não entra. Então, irmãos, podemos acreditar que esse número suba para cerca de 200 mil mortos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os números devem chegar a um bilhão de mortos até 2020. Algo precisa ser feito.

Os americanos, em sete anos, perderam 45 mil soldados na Guerra do Vietnã. Até hoje eles sofrem essas perdas. No Brasil as pessoas parecem inertes ao que está acontecendo. Todos os dias lemos nos jornais sobre acidentes e parece que nada muda. Imagine a dor dessas famílias que perdem filhos no auge de suas vidas.

Existem diversas maneiras de trabalhar a mudança de cultura. A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, por exemplo, realiza ações educativas e preventivas com foco na valorização da Vida. O jovem, que leva o nome da ONG, faleceu num acidente de trânsito em 1995. Nessa época ninguém falava sobre “bebida e direção”, “uso do cinto de segurança”, “excesso de velocidade”, entre outras dicas. As ações do Vida Urgente são desenvolvidas por jovens de diversos locais do RS e ES. O cadastro como voluntário pode ser feito através do site www.vidaurgente.org.br.

Faça a diferença entre seus amigos:

  • Amigo de verdade não deixa ninguém dirigir depois de beber;
  • Use o cinto de segurança;
  • Não abuse da velocidade;
  • Lugar de criança é no banco de trás;

Trânsito: comportamento, educação e atitude. Essas palavras também podem ser usadas no nosso “DeMorélio” (Dicionário DeMolay). Omissão não pode ser cogitada! Ideias simples podem ter efeito imediato!

Campanha Britânica pelo uso do Cinto de Segurança feito pela ONG Sussex Safer Roads


Comercial Vida Urgente


Para entender e estudar mais acesse:

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Instrução Virtual - O Brasão DeMolay

Hoje vamos aprender mais sobre o Brasão da Ordem DeMolay. O vídeo foi produzido pelo Irmão Caio Lima, DeMolay do Capítulo Estrela de Ibitinga, de Ibitinga - SP. Bons estudos!


Nós, DeMolays do Capítulo Porto Alegre, agradecemos ao Irmão Caio pela liberação do uso de sua produção em nosso blog.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dica de filme - Escritores da Liberdade

A educação é o principal mecânismo de transformação da sociedade. Nós, DeMolays, devemos acreditar e trabalho esse processo de maneira árdua e contínua. A dica de filme de hoje passa por essa ideia. Escritores da Liberdade é um filme produzido pela MTV Filmes, no ano de 2007.


No papel principal Hilary Swank interpreta uma novata professora chamada Erin Gruwell. Ela, jovem e bonita, consegue seu primeiro emprego como professora. O local? A escola mais violenta da cidade. No grupo de alunos existem negros, latinos, cambojanos, brancos, entre outros. Todos vivem em pé de guerra pela liderança das ruas.

Ao invés de temer, ela resolve respeitá-los e mostrar o que aconteceu da última vez, quando pessoas praticavam o preconceito com os outros. Aos poucos a professora rompe uma série de barreiras e faz com que daquela discordância surja uma bela amizade um excelente grupo de alunos. O filme é um história real que foi publicada nos Estados Unidos em 1999. Do trabalho desenvolvido surgiu a Freedom Writers Foundation, ONG que espalhou-se pelo país e desenvolve o mesmo trabalho com milhares de jovens.

Assista ao trailer do filme


Escritores da Liberdade é a prova viva de que podemos acreditar num mundo mais humano e justo. Onde todos possuem um valor inestimável perante a sua família e sociedade. Assista e multiplique o bem.